Friday, May 11, 2007

Como prometido...

...estou voltando no tal assunto do post anterior, que pra quem chegou agora eh educacao. Vai ser comprido ok? Eu tecnicamente nao poderia pq tenho que sair da frente desse computador, mas dane-se.

Meu pai odeia qdo ele vai fazer alguma coisa e pedem pra ele: "aproveita e faz tal outra coisa pra mim". Ele diz que detesta essa historia do "aproveita". E eh verdade. Melhor fazer uma coisa de cada vez do que ir aproveitando e enfiando um monte no meio. Eh que nem varios tipos de objetos multi-uso: tem uma pa de utilidades mas no final nao faz nada direito. Que nem shampoo-condicionador, canivete e caneta de 57 cores (ah, que saudades daquela caneta de dez cores, lembram? Tinha uma menina na minha sala da quinta serie que roubava a caneta de todo mundo, a Aline. E tb lembram daquele estojo que tinha mil botoes e truques mas quase nenhum espaco pra lapis e caneta?).

Entao, pra mim a verdadeira utilidade da escola eh cuidar das criancas enquanto o resto do mundo faz o que tem que fazer. Isso pelo menos hoje em dia. Ensinar mesmo, me desculpem, mas nao eh o caso. Eu mesma nao lembro de porra nenhuma. O que eu me lembro e uma das poucas coisas que eu aprendi foi ingles, que eu fazia duas vezes por semana, uma hora por vez. Por que nao fazer isso com todas as materias? Curso de matematica (eu sei, tem o Kumon), de fisica, de desenho, do que vc quiser. Vai la e faz o curso. Doses homeopaticas, que assim se aprende mto mais. Junta num local pessoas com interesses semelhantes, nao importando a idade (alias, uma bobeira separar por idade, o mundo nao eh assim). E na escola se vai pra encontrar os amigos, se divertir, se sentir confortavel, fazer um lugar bem aconchegante e divertido, com jogos, filmes, pufes, obras de arte... Claro, tudo de alto nivel. Vc olha pruma escola, com grades, sirenes, detectores de metais e aquele lanche nojento e parece mais um presidio. E como opcao as criancas poderiam fazer os cursos que quisessem. Eu tenho certeza absoluta de que essa mudanca faria uma diferenca enorme nesse mundo. Pessoas mais inteligentes, felizes e conectadas com seus verdadeiros quereres.

Um dia eu aindo viro presidente do mundo. Ou pelo menos diretora de uma escola, quem sabe...

No comments: